quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Livro mostra porque a SAP deve ser incluído no CID 11 e DSM-5


Muitos especialistas, em especial a Psiquiatria e a Psicologia, defendem a inclusão da Sídrome de Alienação Parental (SAP) como um problema de Saúde. Essa questão polêmica é aborada pelo livro Parental Alienation, DSM - 5 ICD - 11. Diversos especialista do mundo todo contribuiram para o livro de autoria de william Bernet, M.D. Dentre os profissionais que participaram da pesquisa e elaboração do livro, a psicóloga brasileiraTamara Brockhausen, contribuiu para as páginas que abordam sobre o tema no Brasil.

De acordo com o livro, 1% das crianças dos EUA são vítimas de alienação parental. Os autores do livro acreditam que a alienação parental não é uma aberração de uma minoria que não soube lidar com o fim do relacionamento amoroso. Ao contrário, revela um grave problema de saúde mental a ser prevenido e tratado. Por isto, estes especialistas acreditam que a SAP merece estar no Manual de Diagnóstico e Estatísticas de Doenças Mentais (DSM-5) e CID 11 (
Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde). Ambas publicações deverão ser revistas até 2013.

De acordo com Tamara, o livro abarca uma discussão polêmica e chega num momento muito especial: a entrada em vigor da nova legislação que pune a alienação parental.  "O Brasil é o primeiro lugar no mundo que conseguiu aprovar uma lei como essa. Somos motivo de orgulho", sintetiza. Tamara tem uma vasta experiência no tema, tanto no consultório como em sua atuação como psicóloga jurídica.

Nenhum comentário: