domingo, 23 de agosto de 2009

Artigo: Martha Medeiros fala sobre ex-mulher alienadora

http://colunas.epoca.globo.com/mulher7por7/2009/08/20/os-tipos-de-ex-mulher/


Os tipos de ex-mulher

QUI, 20/08/09
POR MARTHA MENDONÇA |

exhusband.jpgOntem, no post que escrevi sobre o bebê da Nova Família, muita gente ficou me perguntando sobre qual foi, afinal, a reação da ex-mulher do marido da minha amiga. A curiosidade geral me inspirou a fazer uma lista dos tipos de ex-mulher. Me inspirei nas amigas que são ex e nas amigas que sofrem com as ex (e em mim mesma, que sou ex e casada com um homem que tem uma ex).

Muitas variáveis definem a que categoria uma ex-mulher vai pertencer: criação, temperamento, o acaso (ela pode conseguir um homem bem melhor no dia seguinte…), mas duas são muito importantes: se eles tiveram filhos juntos e, QUEM quis se separar. Isso muda tudo, não? Outra coisa: algumas podem misturar duas ou mais categorias.

Então veja a lista abaixo. E se tiver mais uma classificação, me diz que eu acrescento no post (e outro dia faço os tipos de ex-marido).
Mala

Ela é dependente, grudenta e não aproveitou a separação para aprender a trocar lâmpada, fazer a manutenção do carro e preenbcher o formulário do Imposto de Renda. Como não se casou de novo com um eletricista-mecânico-contador, fica pedindo ajuda ao antigo. Se tem filhos, não consegue ter autoridade sobre eles e telefona todas as noites pra dizer: “não aguento mais as malcriações do pedrinho, você tem que dar um jeito no seu filho”.

Alienadora

Nunca se conformou com a separação e usa as crianças para se vingar do ex-marido. Fala mal dele o tempo todo e faz a cabeça dos filhos para não gostarem ou dizerem que não querem ir para a casa do pai, fazem chantagem emocional com os pequenos, inventam festas e compromissos nos fins-de-semana do ex. Vivem descumprindo os acordos para se dar bem ou simplesmente para tirar o ex-marido do sério - simplesmente porque este é seu esporte preferido: como elas não têm mais o amor deles, é a única forma que têm de chamar atenção.

Monstra

Essa faz tudo que a alienadora faz, com um acréscimo: é agressiva. É capaz de passar a chave para arranhar todo o carro dele enquanto o cara está passeando com o filho, nas festas escolares esconde a criança do pai e é capaz de bater nas novas namoradas do ex-marido (eu conheço uma assim).

Maternal

Ela separou do cara, mas adora cuidar dele, como uma mãe ou uma espécie de conselheira. Decorou o novo ap dele, faz algumas compras de supermercado eespecialmente para os próprios filhos terem o que comer nos fins de semana que estão com ele), ajuda a escolher roupas de um evento. Ele é muito dependente da ajuda e da opinião dela e não consegue abandonar totalmente a casa antiga (conheci um que só conseguia fazer o número 2 na casa da ex).

Sumida

Eles não tiveram filhos e nem adquiriram patrimônios juntos. Então separar é bem parecido com terminar um namoro. Cada um pro seu lado. Às vezes se falam nos aniversários e no Natal. Às vezes nem isso.

Ioiô

Ela consegue ser feliz e não incomodar quando está namorando. Mas se leva um pé-na-bunda, curte logo uma nostalgia e volta a cercar o ex. “Cercar” significa tanto encher o saco quanto tentar seduzir.

Rebeca

Ela é linda, maravilhosa, poderosa - e foi ela quem quis se separar. Ou seja: será para sempre a mulher inesquecível. She rules. Mesmo que ele não tenha qualquer intenção de voltar de verdade para ela, sempre se sentirá seduzido e fará vontades.

Parente

Depois da separação (consensual ou por vontade dela), virou uma espécie de irmã ou prima dele: tem afeto, mas zero de interesse sexual. Convivem, vão comer pizza com os filhos e os novos parceiros de cada um e até passam o Natal juntos.

Apaixonada

É a Jeniffer Aniston. Foi abandonada, mas não fala mal dele por aí. Não consegue esquecê-lo e nunca engata direito outro relacionamento. No fundo, tem esperança de um dia reconquistá-lo.

Fantasma

Eles ficaram um bom tempo casados, têm filhos, foi ele quem quis separar, ela ficou triste, mas aceitou. Nunca arrumou encrenca com ele e vive a vida - com ou sem filhos - sem arrumar confusão, sem alienar as crianças e sem implicar com as namoradas dele. Essa não existe.


2 comentários:

Letícia Godoy disse...

Olá Karla, adorei esse post rsssss e identifiquei a ex do meu marido aqui rsss. Tô rindo, mas é triste, é que do jeito que vc postou ficou ótimo e engraçado.
A ex do meu marido é a mistura da mala com a alienadora, bem isso.
Ahhh e a fantasma existe sim rsss, tô aqui. Tenho um filho de 15 anos fruto de uma relação de qdo eu tinha 19 anos. Ele (o pai) se auto alienou. Eu, por mim, acabou tá acabado e ponto, mas queria q ele visse o filho que desse amor a ele, e ele? nada. Moravamos na mesma cidade e ele via o menino as vezes 1 ou 2 vezes por ano. Cansada de mentir p/ o meu filho q o pai devia estar trabalhando muito, sem tempo, mudei para bem longe dele, e não precisei mais mentir, pq a distância já era um motivo mais do q suficiente. Nunca pedi pensão, sempre tive comigo: se ele não dava o amor que era o mais importante, então não queria q ele desse nada e se fosse possivel que fosse abduzido por um OVNI. Ele não liga nem no aniversário do meu filho. Eu refiz minha vida, nem sei dele. Meu filho parece ser bem resolvido em relação a isso, não fala nele e me considera seu pãe. No fim assumi um papel que não era meu, mas não tive escolha.

Vcs já estão linkados no meu blog desde a semana passada qdo os conheci. Depois dá uma espiadinha por lá. http://filhosadotivos.blogspot.com

beijos a todos, ótimo o trabalho de vcs, muito sucesso.

Estarei sempre por aqui

Carol disse...

Bom, como não gostar deste texto? Com humor e inteligência identifica TODOS os tipos de ex, e ainda sugere o melhor de todos os tipos( mas tbm desilude a quem acha que isso seria, de algum modo possível ao revelar que ela não existe..rs): a Fantasma!

Sabem humor deve ser mesmo um grande remédio para atravessar , na prática, momentos tão complexos que envolvem estas relações "familiares forçadas"...este até deveria ser um novo tema: deixo uma sugestão: Eu nem queria, e agora ela é parente..rss!!!