sexta-feira, 7 de agosto de 2009

TJMG debate alienação parental 10/08

Fonte: www.tjmg.jus.br


TJMG debate alienação parental

No dia 10 de agosto, segunda-feira, às 18h30, será realizado debate sobre alienação parental no auditório do Anexo I do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na rua Goiás, 229, Centro, Belo Horizonte. Na ocasião, será exibido o documentário “A morte inventada”, do diretor Alan Minas.

O debate será coordenado pelo juiz da 3ª Vara Família de Belo Horizonte, Reinaldo Portanova. Para ele, é uma tentativa de fazer com que as pessoas se esclareçam, compreendam a alienação parental e possam contribuir para buscar soluções. Os debatedores serão o juiz da 6ª Vara de Família de Belo Horizonte, Pedro Aleixo Neto, a promotora Raquel Pacheco Ribeiro de Souza, que atua na 3ª Vara Família de Belo Horizonte, a psicóloga judicial Cleide Rocha de Andrade, a assistente social judiciária Maria Filomena Jardim da Silva e o advogado Nacib Rachid Silva.

O evento é aberto ao público. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (31) 3247-8778. As vagas são limitadas. O debate está sendo organizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), através da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep)

Alienação parental

A alienação parental consiste na interferência sistemática de um dos pais sobre a imagem que os filhos têm do outro genitor, buscando difamá-lo ou distanciá-lo do convívio familiar. O termo foi cunhado na década de 80, pelo psicanalista americano Richard A. Gardner.

São formas de alienação parental a realização de campanha de desqualificação da conduta do genitor; a omissão deliberada de informações relevantes sobre a criança, inclusive escolares, médicas e alterações de endereço; a apresentação de falsa denúncia contra o outro genitor para dificultar seu convívio com a criança, dentre outras. “A alienação parental é um fato, é um problema. Temos que nos preparar para enfrentá-lo”, afirma Portanova.

Nenhum comentário: