quarta-feira, 27 de abril de 2011

Associação divulga Semana de Combate à Alienação Parental

Tribuna Popular
Para divulgar a abertura da Semana da Conscientização contra a Alienação Parental, a Câmara Municipal de Porto Alegre recebeu nesta segunda-feira (25/4), na Tribuna Popular, a Associação Brasileira Criança Feliz. O presidente da entidade, Sérgio de Moura Rodrigues destacou que este ano o evento terá caráter oficial, uma vez que foi aprovada na Casa projeto de lei que colocou a atividade no calendário oficial da Capital.

"Estivemos aqui há um ano pedindo apoio para combater à alienação parental. Foi apresentado projeto pelo vereador Mário Manfro (PSDB) e recebeu apoio de todos os vereadores", destacou Rodrigues. Segundo ele, Porto Alegre é o primeiro município com atividades programadas para combater a alienação parental no Brasil, o que classifica de um mal para a sociedade. "A alienação parental é quando o casal decide não viver mais junto e começa a agredir o outro genitor por intermédio dos filhos", informou.

O presidente classificou o Estado como pioneiro, e informou que na Assembleia Legislativa será protocolado, nos próximos dias, um projeto do deputado Jorge Pozzobom (PSDB), que trará no texto que o Rio Grande do Sul precisa pensar sobre o mal que este tipo de agressão faz às crianças. Ele apresentou um relatório das atividades desenvolvidas pela entidade ao longo de três anos de atividades no Estado. Sérgio de Moura Rodrigues convidou, ainda, para as atividades da Semana da Conscientização contra a Alienação Parental, que ocorrerá durante todo o dia no Brique da Redenção, no próximo domingo (1º/5), e convocou a população para um "diga não à alienação parental".

Convivência 
Convidada a participar da Tribuna pela Associação Brasileira Criança Feliz, Maria Berenice Dias, advogada especializada no tema e desembargadora aposentada, relatou que a alienação parental é um fato que sempre existiu. Segundo ela, esta prática geralmente é feita pelo genitor que fica com a guarda da criança, com a tendência de programar o filho para se desvincular do seu outro genitor. "Aconstituição garante a convivência com ambos os genitores em um ambiente saudável. Só assim teremos crianças mais felizes", argumentou.

Alienação 
Síndrome da Alienação Parental (SAP) é o termo proposto por Richard Gardner em 1985 para a situação em que a mãe ou o pai de uma criança a treina para romper os laços afetivos com o outro genitor, e que cria fortes sentimentos de ansiedade e temor em relação ao outro genitor.

Os casos mais frequentes da SAP estão associados a situações em que a ruptura da vida conjugal gera, em um dos genitores, uma tendência vingativa muito grande. Quando este não consegue elaborar adequadamente o "luto" da separação, desencadeia um processo de destruição, vingança, desmoralização e descrédito do ex-cônjuge. Neste processo, os filhos são utilizados como instrumento de agressividade direcionada ao parceiro. 
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)

Nenhum comentário: