quinta-feira, 6 de agosto de 2009

TV Câmara veicula debate sobre Alienação Parental




Foi gravado ontem o programa PARTICIPAÇÃO POPULAR que terá como tema a"ALIENAÇÃO PARENTAL". O programa, que tem formato de debate, estréia dia 26 de agosto de 2009, quarta-feira, as 21:30h na TV Câmara. Participaram os deputados Maria do Rosário (PT-RS) e Acélio Casagrande (PMDB-SC), a advogada Alexandra Ullmann, a psicóloga Sandra Baccara e o juiz Elízio Peres. Para saber como sintonizar a TV Câmara em todo o Brasil veja no site da TV Câmara (www.tv.camara.gov.br) no ícone "sintonize" e ainda no ícone "programação" você terá todos os horários de reprise do programa.


O programa será reprisado ao logo da semana:

Sexta-feira, dia 4,9
06:30Participação Popular: Alienação parental é crime
Sábado, dia 05/9:
09:00Participação Popular: Alienação parental é crime
Domingo, dia 6/9:
04:00Participação Popular: Alienação parental é crime
Segunda, dia 7/9:
1:30Participação Popular: Alienação parental é crime

3 comentários:

Anônimo disse...

enquanto mãe, achei a postura da psicóloga e advogada, presente nesse debate, extremamente machista. Está de parabéns, o mediador, esse demonstrou neutralidade no tema. Quanto a proposta, que trabalha com a ideia de cumprimento de ordem judicial, sob pena de multa etc, como fica o não cumprimento por parte de um dos genitores que tem assegurado o direito ou dever em finais de semana alternado ficar com seus filhos e não o faz?

Karla Mendes disse...

Acho que você deve rever o programa porque não entendeu realmente o que foi dito (aliás, houve um consenso entre todos os que estiveram lá em associar a alienação a uma forma de abuso e maus tratos!). A dra. Alexandra Ullmann se refere a um comportamento que não é de gênero (seria até mais fácil coibir se fosse) mas de caráter. Ela inclusive defende mais de 10 mães vítimas de alienação parental praticada por homens, seus ex-companheiros. Também destaco a postura da deputada Maria do Rosário, que é ligada a movimentos feministas e no combate ao abuso sexual e violência contra crianças, que equiparou, de forma veemente, a alienação parental a um abuso contra menores. O projeto de lei que foi o tema do programa trata apenas dessa violência que é a alienação parental e procura formas de prevení-la. Você se enganou também com relação à possibilidade de pagamento de multa, busca e apreensão e até reversão de guarda: tudo isto já existe, está nas leis em vigor. E o Superior Tribunal de Justiça, além dos Tribunais estaduais, já aplicam TODAS estas medidas. Algumas dessas decisões você consegue ler aqui mesmo no blog ou então no site www.alienacaoparental.com.br.

Sobre pai ou mãe que tem direito à visitas e não vai ver os filhos, esse problema é tema de outros projetos de lei que você pode consultar diretamente nos sites da Câmara e do Senado.

Um Pai disse...

Como foi dito por diversas vezes durante o programa, o que pode ser confirmado através do link da TV CÂMARA, não há questão de genero, ou seja, não são só as mulheres que praticam a alienação parental, vários homens também o fazem, assim como avós, tios e outros detentores da guarda.

Ocorre que no Brasil, aproximadamente 90% das mulheres são detentoras da guarda dos menores o que as possibilita de atuar de forma mais frequente nesta função.

Por várias vezes se falou em guardião ou genitor alienador sem menção ao sexo.