quarta-feira, 28 de abril de 2010

Proposta de combate à alienação parental está no Senado







No último domingo (25/4), foi comemorado o Dia Nacional de Consciência sobre a Alienação Parental, que tem o objetivo de chamar atenção para um problema que pode trazer sérias consequências emocionais para a vida de uma criança. A alienação parental acontece quando filhos de pais separados escutam o pai ou a mãe falando mal um do outro. A situação não é nada agradável, e pode chegar ao ponto de, após tanto falar, um dos lados acabar incentivando a criança ou adolescente a rejeitar o outro. Para entender melhor como isso acontece, veja o que os especialistas já falaram sobre o assunto no site do Plenarinho.

Pegando carona no assunto, o senador Paulo Paim (PT do Rio Grande do Sul) defendeu, ontem (26/4), a aprovação do Projeto de Lei 20/10, que pretende caracterizar quais ações podem ser chamadas de alienação parental, e também estabelecer a punição adequada ao pai que estimule o filho a odiar a mãe depois da separação - e vice versa.

Este projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados no ano passado. Lá, era identificado com o número 4053/2008 (clique aqui e confira a notícia que o Plenarinho publicou na época). Agora, a proposta está sendo avaliada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, e espera a aprovação.

Nenhum comentário: