sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Alienação parental é debatida em rádio

Extraído de: Tribunal de Justiça de Minas Gerais

O programa Revista da Tarde da Rádio Inconfidência desta quinta-feira, dia 25 de agosto, abordou o tema "Alienação Parental". A entrevistada foi a assistente social judicial Aline Ferreira Dias Leite, servidora da Central de Serviço Social e Psicologia do Fórum Lafayette. Ela explicou o conceito de alienação parental, os males que ela causa para a criança, aplicação da lei que pune esse comportamento, o papel do judiciário diante dessa situação, entre outros assuntos.

A assistente social definiu alienação parental como uma ação em que a pessoa que tem a guarda da criança (na maioria dos casos, a mãe) tenta denegrir/prejudicar a imagem do ex-parceiro(a), criando uma dificuldade de contato com o pai ou com a mãe. "Usa-se a criança para atingir o outro", sintetizou.

A entrevistada listou os males que a alienação parental podem causar aos filhos, entre eles, a depressão, dificuldade de relacionamento interpessoal, desespero, sentimento incontrolável de culpa, isolamento e comportamento hostil. Nos casos mais graves, a criança chega a pensar até em suicídio.

Aline Leite explicou que já existe uma lei que pune quem pratica alienação parental. A partir de laudos técnicos elaborados por assistentes sociais e psicólogos podem ser aplicadas medidas e sanções como advertência, transferência da guarda da criança, multa e determinação de acompanhamento psicológico das partes envolvidas, entre outras. A assistente social lembrou que a lei pode ser aplicada não apenas aos pais, mas a outros parentes que tem um contato mais direto com a criança, como tios e avós, por exemplo.

A servidora abordou a ação do judiciário diante de uma situação de alienação parental. Ela disse que a criança é ouvida por assistentes sociais e psicólogos durante o processo, objetivando o direito dela de conviver com ambos os pais. "Visa-se a preservação das relações familiares e o interesse das crianças envolvidas", reforçou.

A assistente social terminou ressaltando a importância dos cuidados a serem tomados pelos pais para evitar a alienação parental. "É importante ter o cuidado de preservar o outro (pai ou mãe que não convive com a criança) e resgatar uma imagem positiva daquele que não tem a guarda do filho."

O programa "Revista da Tarde" vai ao ar pela Rádio Inconfidência, de segunda a sexta-feira, às 15h. A apresentação é da jornalista Déborah Rajão que toda quinta-feira aborda temas envolvendo o judiciário ao entrevistar integrantes do TJMG.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

Fórum Lafayette

Nenhum comentário: